Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Simpósio 'Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções'

O evento promovido pela ABC e realizado no Instituto de Botânica de São Paulo discutiu, a partir do ponto de vista científico, diagnósticos e soluções para o cenário de estresse hídrico no sudeste, oferecendo subsídios para a tomada de decisões relativas ao enfrentamento da crise.

Leia no site da ABC

Recursos hídricos: panorama nacional e internacional

Coordenador do simpósio, o Acadêmico José Galizia Tundisi observou que as três palavras mais repetidas nos fóruns internacionais relacionados à água atualmente são 'acessibilidade', 'vulnerabilidade' e 'segurança hídrica', o que indica que esses são problemas globais e recorrentes.

Leia no site da ABC

Aspectos da gestão da água no Brasil

Ex-presidente da ANEEL e da ANA, Jerson Kelman falou sobre a crise hídrica e as características da gestão da água no país, abordando a qualidade, quantidade e outros temas.

Leia no site da ABC

Serviços ecossistêmicos aquáticos

O professor da UFMG Francisco Barbosa destacou a importância dos ecossistemas de áreas úmidas, que fornecem ampla gama de serviços como produção pesqueira, de fibras, suprimento e purificação de água, regulação do clima, proteção costeira, oportunidades recreativas e de turismo.

Leia no site da ABC

Disponibilidade, demanda e planejamento

Para especialistas, um dos principais motivos que levaram ao problema da água em São Paulo foi a falta de preparo para lidar com os riscos, que eram conhecidos. 

Leia no site da ABC

Impactos da qualidade da água na biodiversidade e saúde pública

A negligência na gestão das águas continentais e as mudanças climáticas estão deteriorando cada vez mais os recursos hídricos e, consequentemente, estimulando a propagação de doenças, conforme mostraram os pesquisadores Carlos Bicudo e Sandra Azevedo. 

Leia no site da ABC

Secas extremas e mudanças climáticas

Os pesquisadores Marcelo Seluchi, Adriana Cuartas e José Marengo falaram sobre o tema no simpósio, avaliando as causas da seca de 2014 na região sudeste e fazendo prognósticos.

Leia no site da ABC

A seca e seus efeitos

Sessão mostrou a relação entre a escassez de água e a agricultura, mineração e o setor elétrico, e revelou que o período vivido atualmente é bem semelhante ao "apagão" de 2001.

Leia no site da ABC

Crise hídrica no Sudeste: há solução

Última sessão reuniu especialistas que apresentaram alternativas de curto, médio e longo prazo para resolver o problema. Em 2015, no entanto, as dificuldades já são inevitáveis. 

Leia no site da ABC

Carta de São Paulo

Debates resultaram em documento assinado por cientistas de excelência de todo o Brasil, com contribuições de promotores do Ministério Público que participaram do evento.

Leia no site da ABC

 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |