pt_BR

Eduardo Antônio Barros da Silva

Doutor em Eletrônica pela Universidade Essex, na Inglaterra. Atualmente ele é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus interesses em pesquisa incluem os campos de processamento digital de imagens e sinais, especialmente codificação de sinais, TV digital, light fields, transformadas em wavelet, morfologia matemática, visão computacional, aprendizado de máquina e “big data”, também suas aplicações a telecomunicações e à indústria de óleo e gás.

Uéverton dos Santos Souza

Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado pela Universidade de Varsóvia (UW), na Polônia. Atualmente ele é Professor de Magistério da UFF. Suas pesquisas em Ciência da Computação com ênfase em Algoritmos, Grafos e Complexidade Computacional tem o destacado como pioneiro e um dos principais pesquisadores brasileiros da área de Complexidade Parametrizada – um dos ramos mais promissores da Teoria da Computação nos dias de hoje.

 

Verônica Scarpini Candido

Doutora em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente ela é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve pesquisa na área de materiais compósitos reforçados com fibras naturais da Amazônia e resíduos agroflorestais, contribuindo para o desenvolvimento de novas aplicações das fibras e dos resíduos, bem como para a valoração desses materiais e consolidação da Bioeconomia no estado do Pará.

Pedro Tupã Pandava Aum

Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui pós-doutorado na mesma instituição. Atualmente ele é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve pesquisas no estudo do escoamento em meios porosos, incluindo a caracterização de fluidos, caracterização de meios porosos (petrofísica e imageamento por microtomografia computadorizada de raios X, microCT) e escoamento reativo e não reativo, com a abordagem experimental e de simulação numérica.

Julio Romano Meneghini

Doutor em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Londres, na Inglaterra, com pós-doutorado no Colégio Imperial de Londres. Atualmente ele é Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve atividades nas linhas de pesquisa de métodos numéricos aplicados a fenômenos de transporte e mecânica dos fluidos experimental. Especialista em aerodinâmica e hidrodinâmica de corpos rombudos (bluff bodies), em geração e desprendimento de vórtices (vortex shedding), vibração induzida pelo escoamento, ruído induzido por vórtices e dinâmica dos fluidos computacional. 

Jaime Andrés Lozano Cadena

Ele é Doutor em Engenharia Mecânica e com pós-doutorados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atualmente é Professor Adjunto. Faz pesquisas nas áreas de Engenharia Mecânica e de Ciência e Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia e Ciências Térmicas e Materiais Magnéticos, atuando principalmente em Novas Tecnologias de Refrigeração, Refrigeração Magnética, Termodinâmica, Transferência de Calor, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Projetos, Circuitos Magnéticos, Moldagem de Pós por Injeção, Magnetismo e Síntese e Caracterização de Materiais Magnéticos e Magnetocalóricos. 

Leonardo Tomazeli Duarte

Leonardo Tomazeli Duarte é engenheiro elétrico com doutorado pelo Instituto de Tecnologia de Grenoble, na França, na modalidade “Signal, Image, Parole, Télécom”. É livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor associado na Faculdade de Ciências Aplicadas. Suas principais frentes de pesquisa vêm sendo o problema de separação não supervisionada de sinais, o desenvolvimento de métodos de inteligência artificial que operam sob preceitos de equidade e a aplicação da integral de Choquet para problemas de decisão multicritério.

Joana Portugal Pereira

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade de Tóquio, no Japão, realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com atuação na área de inovação tecnológica de baixo carbono, com ênfase em Bioenergia. Ela é Professora Adjunta da UFRJ e suas pesquisas se desenvolvem na extensão sobre avaliação ambiental e planejamento energético, com participação em projetos internacionais apoiados por instituições estrangeiras e nacionais

teste