Doutor em Química Pela Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, com pós-doutorado na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Atualmente ele é Professor Emérito da (UBA). Desenvolve pesquisas que faz contribuições fundamentais para a biologia molecular ao descobrir novos mecanismos para regular o “splicing” alternativo do ARN mensageiro em células animais e humanas, e em plantas. Esse processo permite que cada gene codifique mais de uma proteína.
Área de Pesquisa: Ciências Biomédicas
José Alejandro Madrigal
Doutor em Genética Molecular pelas Universidades de Londres e de Oxford, ambas na Inglaterra. Possui pós-doutorado na no St. Bartholomew Hospital em Londres. Atualmente ele é Professor de Hematologia da Universidade de Londres. Liderou pesquisas pioneiras para melhorar nossa compreensão dos fatores genéticos, o que levou a transplantes bem-sucedidos, inventando e patenteando métodos inovadores. Como resultado, dadores únicos e ideais são agora rapidamente identificados num painel mundial de mais de 40 milhões – uma necessidade para pacientes com leucemia, que muitas vezes permite apenas um curto espaço de tempo para um tratamento eficaz. Sua pesquisa criativa tem sido a base para uma recente melhoria significativa e notável nos resultados de transplantes.
Bruno Solano de Freitas Souza
Doutor em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente ele é pesquisador em Saúde Pública no Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-BA) e no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Atua em projetos de pesquisa clínica e translacional com foco principal nas áreas de terapia celular, medicina regenerativa, edição gênica, CRISPR/Cas9 e estudos de biomarcadores.
Marcos Vinicius da Silva
Doutor em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde concluiu os seus pós-doutorados. Atualmente ele é Professor Efetivo da UFTM. Colaborador nas linhas de pesquisa de identificação de fatores diagnósticos e prognósticos em doenças renais e de doenças imunohematológicas.
Larissa Dias da Cunha
Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com pós-doutorados pelo Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude (SJCRH), nos Estados Unidos e pela FMRP-USP. Atualmente ela é Professora da FMRP-USP. Desenvolve pesquisas na área de Biologia Celular e Molecular e Imunidade Inata, com ênfase nos mecanismos moleculares de regulação da resposta imune inata e seus efeitos na patogênese de doenças inflamatórias e do câncer, assim como na relação patógeno-hospedeiro.
Ana Maria Caetano de Faria
Doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente ela é Professora Titular de Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Destaca-se em pesquisas na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia de Mucosas, Imunobiologia da Nutrição, Tolerância oral, Imunobiologia do Envelhecimento.
Marcio Lourenço Rodrigues
Marcio Rodrigues é Farmacêutico (1995) e Doutor (2000) pela UFRJ, onde se tornou professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes em 2002. Em 2012, tornou-se pesquisador da Fiocruz, atualmente vinculado ao Instituto Carlos Chagas. Foi professor visitante Fulbright na Johns Hopkins University e é membro titular da Academia Americana de Microbiologia. Ocupa vários cargos editoriais e foi o fundador e coordenador da Unidade Internacional do Instituto Pasteur, operando na Fiocruz Paraná desde 2023. Suas pesquisas baseiam-se no estudo da arquitetura da superfície celular de patógenos fúngicos e na exportação de biomoléculas através de vesículas extracelulares, visando o desenvolvimento de fármacos antifúngicos e ferramentas profiláticas. Também lidera estudos sobre políticas justas de financiamento para pesquisa em doenças negligenciadas e a redução de custos de publicação em países em desenvolvimento.
Patricia Chakur Brum
Doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorados pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), na Noruega e pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Atualmente ela é Professora Titular em Fisiologia da USP. Faz pesquisas na área de Fisiologia do Exercício, com ênfase nas adaptações cardiovasculares e músculo esqueléticas ao treinamento físico. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: a) efeito do treinamento físico na insuficiência cardíaca e no câncer com enfoque nos mecanismos moleculares envolvidos no controle da função e remodelamento do músculo cardíaco b) mecanismos moleculares envolvidos na miopatia esquelética da insuficiência cardíaca e na caquexia do câncer com ênfase no controle do trofismo esquelético e efeito do treinamento físico aeróbico.