No dia 8 de junho, 2ª feira, será realizado um painel intitulado A Interface Ciência-Inovação na América Latina, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), organizado em parceria com a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas).
O evento na ABC reunirá um grupo de cientistas de alto nível, representantes de Academias de Ciências e especialistas em inovação, com o objetivo de promover um diálogo interdisciplinar qualificado sobre a interface entre ciência, tecnologia e inovação.
Nesse contexto, busca-se especialmente fortalecer a interação entre as Academias de Ciências e as Agências Nacionais de Inovação, reconhecendo que a articulação entre a produção de conhecimento científico e os instrumentos de política de inovação é essencial para o avanço do desenvolvimento socioeconômico sustentável na região.
Ao fomentar essa aproximação, pretende-se contribuir para a construção de relações mais sinérgicas entre esses atores, ampliando a capacidade dos países da América Latina de transformar conhecimento em soluções inovadoras com impacto econômico e social.
Já estão confirmados participantes das academias da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru. O evento tem patrocínio da Finep.
09:00-09:30 | Cerimônia de Abertura
• Helena B. Nader (ABC)
• Karen B. Strier (Ianas)
• Alberto Gago (Ianas)
• Luiz Antonio Elias (Finep)
• Luiz Antonio Pessan (Capes)
• José Gordon (BNDES)
• Alda Cruz (Fiocruz)
09:30-10:30 | Conferência de Abertura
Palestrante: Luiz Antonio Elias (Presidente da Finep)
10:30-12:30 | Da ciência à inovação: superando o gap regional
Painelistas (15 minutos cada):
• Vanderlei Bagnato (USP)
• Jorge Audy (PUCRS)
• Bruno Portela (AGU)
• Virgilio Almeida (UFMG)
Discussão plenária (60 minutos)
12:30-14:00 | Almoço
14:00-16:00 | Financiamento e Inovação Orientadas à Missão
Painelistas (15 minutos cada):
• Marcelo Prim (Embrapii)
• Pedro Wongtschowski (Fiesp)
• Caetano Penna (CGEE)
• Ruy de Araújo Caldas (USP)
Discussão plenária (60 minutos)
16:00-16:30 | Intervalo
16:30-18:00 | Sessão de Encerramento: Rumo a uma Agenda de Inovação para a América Latina
> Perspectivas das Academias (10 minutos cada)
• Argentina – Alicia Dickenstein
• Brasil – Helena B. Nader
• Chile – Sergio Lavandero
• Colômbia – Carlos Alberto Vargas
• Costa Rica – Guillermo Alvarado
• Panamá – Mairim Solis
• Peru – Alberto Gago
• Ianas – Karen B. Strier
> Apresentação de declaração conjunta das Academias
EVENTO ABERTO AO PÚBLICO. ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
