Terapia que promete reverter o envelhecimento dos olhos está em teste com humanos pela primeira vez

*Reportagem de Ana Lucia Azevedo para O Globo ouviu os ex-afiliados ABC Stevens Rehen (2008-2012), Marcelo Mori (2018-2022) e Mychael Lourenço (2021-2025)

Pela primeira vez, uma terapia que promete reverter o envelhecimento está em teste com seres humanos. Um pequeno grupo de voluntários entrou em recrutamento este mês nos Estados Unidos para receber um tratamento que acena com a promessa de rejuvenescer a retina e, dessa forma, tratar o glaucoma e uma forma de neuropatia óptica. Se tiver êxito, fará com que a retina volte a um estado saudável, anterior ao surgimento de doença.

O método para a retina foi desenvolvido pela empresa americana Life Biosciences e chamado ER-100. A grosso modo, a técnica faz com que as células envelhecidas regridam a um estado de “juventude” e sem lesões.

No glaucoma, a pressão alta dentro do olho danifica o nervo óptico. Já a Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior Não Arterítica (NOAINA) também é chamada de acidente vascular do olho. Ela causa perda súbita, indolor e geralmente unilateral da visão devido à falta de sangue no nervo óptico. Para ambas as condições, não há tratamento eficiente.

(…)

Leia a reportagem completa no O Globo.

(O Globo, 17/05/2026)