*Matéria e fotos de Williane Silva/ UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu a visita da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, na manhã desta quarta-feira, 8. O reitor José Daniel Diniz Melo recepcionou a cientista, juntamente com a diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT-UFRN) e membro da ABC, Selma Jerônimo, e com a vice-chefe do Departamento de Bioquímica, Luciana da Matta.
“Minha história [com a UFRN] começou quando ainda não existia esse campus, numa reunião da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, com o professor José Fernandes, que tinha o sonho de criar pesquisa biomédica aqui na UFRN”, recordou. Nader lembrou que nessa época ainda nem existia o Departamento de Bioquímica na instituição.
A cientista contou ainda que tem o título de doutor honoris causa da UFRN. “Tenho muito orgulho de ver como a UFRN cresceu e tem a pujança que tem hoje, em diferentes áreas do conhecimento”, emocionando-se ao recordar a história da universidade.
No encontro, o reitor Daniel Diniz discutiu com Nader sobre o panorama nacional e internacional da ciência e tecnologia. O gestor também destacou a importância da visita da presidente da ABC à UFRN. Biomédica, Helena Nader é a primeira mulher a comandar a ABC, tendo sido reconduzida ao cargo para o segundo mandato como presidente da instituição, para o triênio 2025-2028.
