A Academia Brasileira de Ciências lamenta informar o falecimento do Acadêmico Henrique Krieger, no dia 18 de agosto. O professor Krieger desempenhou um importante papel na formação de geneticistas no Brasil, tendo sido professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, professor da Universidade de Brasília, da Universidade Federal de São Carlos e criador do Departamento de Genética do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sua última posição foi como professor titular da Universidade de São Paulo, onde dirigiu do Instituto de Biologia.
Henrique Krieger formou-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde colaborou com o professor Newton Freire Maia. Realizou seu doutorado na Universidade do Havaí com N. E. Morton. Além de ser membro da ABC, ele também integrava a Academia de Ciências de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Latino-Americana de Genética (ALAG), membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Epidemiologia da Amazônia Ocidental (Rondônia) e recebeu diversos prêmios e condecorações, destacando-se a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Foi presidente da Associação LatinoAmericana de Genética em duas ocasiões, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Genética. Presidiu o 10º Congresso LatinoAmericano de Genética e foi coordenador/organizador do 9º Congresso Internacional de Genética Humana.
A presidente da ABC, Helena Nader, ressaltou que é mais um grande brasileiro que nos deixa. “Sentiremos muito sua falta, mas seu legado permanecerá entre nós. Lembro dele nas conversas com Erney na nossa Escola Paulista de Medicina.”
A ABC lamenta a perda do Acadêmico Henrique Krieger e presta solidariedade aos familiares e amigos.
