A Academia Brasileira de Ciências (ABC) lamenta profundamente o falecimento de sua Acadêmica Maria Aparecida Soares Ruas, no último fim de semana.
A professora Cidinha, como era carinhosamente conhecida, já demonstrava o gosto pela matemática e pelo magistério desde a adolescência, quando começou a dar aulas particulares. Em 1970, formou-se em Licenciatura em Matemática pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, hoje Unesp.
De 1971 a 1974, fez mestrado em Matemática no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, sob a supervisão de Gilberto Francisco Loibel, na área de singularidades de aplicações diferenciáveis. Seu doutorado, de 1981 a 1983, foi também obtido no ICMC-USP, após um estágio realizado na Brown University, EUA.
Nessa mesma época, começou a atuar como professora na Unesp, primeiro como auxiliar, de 1971 a 1974, depois como assistente, de 1974 a 1981. Em 1982, assume como professora titular da Universidade de São Paulo (USP), onde fez sua carreira. Na USP, exerceu posições de chefe do Departamento de Matemática, vice-diretora e presidente das comissões de Pós-graduação e de Pesquisa. Foi membro do Conselho Universitário e vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação da Universidade.
Sua principal área de atuação foi na teoria das singularidades, com significativas contribuições à Classificação Topológica e Diferenciável de Singularidades, e às aplicações desta teoria à Geometria Genérica. Foi autora de mais de 80 artigos científicos em periódicos internacionais e coautora de cinco livros, ajudando a formar uma nova geração de pesquisadores na matemática. Durante toda sua vida, a professora Cidinha foi reconhecida por sua excelência na pesquisa e na sala de aula.
Entre suas distinções estão a o grau Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC). Em 2024, foi eleita membra titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Já em 2025, foi homenageada com o Prêmio Latino-Americano de Liderança Matemática, concedido pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA), dos Estados Unidos.
O velório será realizado no dia 1º de julho, terça-feira, a partir das 10h30, no Velório Municipal Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos (SP). O sepultamento ocorrerá no mesmo dia, às 14h30, no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, também em São Carlos.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) se solidariza com amigos e familiares neste momento de dor. O legado de Maria Aparecida Soares Ruas permanecerá vivo na ciência e na educação brasileira.