No dia 7 de março, a Acadêmica e atual reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Marcia Barbosa concedeu entrevista para a Gaúcha Zero Hora, em ocasião das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Durante a conversa, a cientista relembrou sua trajetória na Física, área predominantemente masculina, e todas as barreiras e desconfortos que enfrentou na luta para ocupar espaços.
Barbosa também defendeu que as universidades precisam encarar o desafio do assédio nos campi e que pessoas com diferentes formações culturais – mulheres, negros, indígenas, minorias religiosas – contribuem para um olhar mais expansivo da ciência sobre seus objetos de estudo. Contudo, a Acadêmica lembrou que para aumentar a presença acadêmica dessas pessoas são necessárias políticas de incentivo bem desenhadas.
“Há elementos complicados na promoção de mulheres na ciência. Por exemplo, quando as mulheres têm filhos, sua produção acadêmica diminui e, na área de Física por exemplo, isso não é aceitável. Então é preciso incluir nos sistemas de avaliação medidas compensatórias. Existem movimentos, como o Parent in Science, que pressionam exatamente por esses tipos de políticas”, lembrou.
Confira a entrevista completa no canal da Gaúcha Zero Hora: