Nestes dias 26 e 27 de fevereiro, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, está participando do encontro de iniciação do Science 20 (S20) – o braço científico do G20 – que em 2025 é sediado em Pretória, na África do Sul, como parte da presidência rotativa do país no bloco. A ABC faz parte da troika, grupo que reúne a academia nacional do país sede (ASSAf); da sede anterior, no caso o Brasil; e da próxima sede, que serão os Estados Unidos.

O tema deste ano, “Mudanças Climáticas e Bem-Estar”, foca na questão dos impactos do aquecimento global na saúde humana, na sustentabilidade e, por consequência, na estabilidade social. Esses impactos são refletidos na disponibilidade de diferentes recursos indispensáveis para a vida humana, como água, alimentos, terras e energia. As cinco áreas prioritárias de discussão deste ano serão: Saúde e Mudanças Climáticas; Equidade na Ação Climática; Adaptação e Resiliência; A Necessidade de Soluções Holísticas; Mitigação das Mudanças Climáticas.

O foco no imperativo climático dialoga diretamente com duas das cinco prioridades delimitadas pela ABC durante o S20 2024: Bioeconomia e Transição Energética; e também aparece em diversas questões levantadas nas outras três: Saúde, Inteligência Artificial e Justiça Social. O documento final do S20 2024 pode ser acessado aqui:

Comunicado Oficial do S20 2024: Ciência para a Transformação Mundial

Mais informações sobre a reunião de iniciação do S20 2025 serão divulgadas em breve.

Foto do grupo presente na reunião de iniciação do S20 2025 (Foto: S20 2025)
A presidente da ABC,Helena Nader, durante a reunião de iniciação do S20 2025