No dia 24 de janeiro, a presidente da ABC, Helena Nader, reuniu-se com três representantes do British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais: Diana Daste, líder de Engajamento Cultural, Barbara Cagliari, líder da área de Relações Governamentais, e Patricia Santos, gerente de Projetos Ensino Superior. O objetivo da reunião foi amplificar objetivos e visões comuns em prol de uma ciência e uma sociedade mais diversa, inclusiva e rica.
A equipe apresentou a Nader o trabalho que a entidade tem feito para destacar e valorizar a trajetória profissional e acadêmica das mulheres na ciência, além de incentivar o aumento da presença de mulheres cientistas no segmento.
Foi abordado o Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Esta ferramenta resulta de colaborações entre o Reino Unido e o Brasil, inspirado no Athena Swan Charter – visando apoiar as instituições de ensino superior, agências de fomento e instituições científicas a promover mudanças estruturais, com foco especial em mulheres de grupos sub-representados e historicamente marginalizados.
Helena Nader foi convidada, ainda, para ser palestrante do webinário do British Council “Mulheres na Ciência: Inovação e Sustentabilidade”, que será realizado no dia 18 de março, às 14h30, para celebrar o lançamento da quarta edição de uma revista dedicada ao tema Women in STEM – na qual, inclusive, Nader foi uma das entrevistadas.
A colaboração entre o British Council e a Academia Brasileira de Ciências busca contribuir com estratégias para construir capacidades institucionais que influenciem políticas de longo prazo e tragam impactos para as mulheres na ciência.