Leia matéria de Danielle Brant para a Folha de S.Paulo, publicada em 20 de fevereiro:
A ABC (Academia Brasileira de Ciências) e a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) divulgaram uma carta aberta ao presidente Lula (PT) na qual cobram a participação de um integrante do campo da ciência e tecnologia no conselho que organiza a COP30, conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.
No documento, as entidades científicas afirmam que, em junho de 2023, encaminharam ao petista um ofício abordando a ausência do Ministério da Ciência e Tecnologia no Conselho Nacional para a COP30. Segundo a ABC e a SBPC, a mesma carta foi enviada para a Casa Civil e para o Ministério do Meio Ambiente.
“Dado que até o momento não recebemos resposta e considerando a urgência do tema, reiteramos a solicitação para que o MCTI integre o conselho supracitado, juntamente com os demais ministérios designados”, indicam as entidades, que argumentam que a discussão sobre mudanças climáticas deve se basear em evidências científicas.
“O Brasil deve priorizar a inclusão da ciência nas discussões da COP30, seguindo o exemplo de sua atuação em fóruns como o G20 e os Brics, onde a ciência e a inovação têm sido pilares para o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional”, continuam.
(…)