O membro titular da Academia Brasileira de Ciências Edgar Dutra Zanotto, professor do Departamento de Engenharia dos Materiais da Universidade de São Carlos (DEMa-UFSCar), recebeu o ICG’s President Award, uma das mais prestigiosas premiações internacionais na área de materiais vítreos.
Criado pela International Comission on Glass em 1995 e entregue a cada três anos, o prêmio reconhece cientistas com extensas carreiras de contribuições e desenvolvimentos na ciência ou engenharia dos vidros. A cerimônia de entrega será realizada durante o 27º Congresso Internacional sobre Vidro, em Calcultá, Índia, em Janeiro de 2025. O Acadêmico é o primeiro pesquisador latino-americano a receber essa honraria.
O professor Edgar Zanotto é formado em Engenharia de Materiais, Física (M.Sc) e Tecnologia de Vidros (Ph.D). Atua no ensino e na pesquisa desde 1977. Coordenou mais de 90 projetos de pesquisa financiados por órgãos públicos e cerca de 30 projetos em parceria com empresas do Brasil, França, EUA, Liechtenstein e Japão, que incluem as quatro maiores em suas áreas de atuação e operação. Suas atividades de pesquisa no Laboratório de Materiais Vítreos da UFSCar concentram-se na “cinética da cristalização e propriedades de vidros e vitrocerâmicas”.
Suas pesquisas abrangem ciência básica e aplicada e têm como objetivo compreender, aprimorar ou desenvolver modelos de nucleação e crescimento de cristais em vidros; cinética e mecanismos de cristalização superficial e volumétrica; correlações entre estrutura molecular e mecanismos de nucleação; processos de difusão; sinterização com cristalização concorrente; relaxação e propriedades. Recentemente, a equipe de Zanotto começou a trabalhar em métodos de Inteligência Artificial para prever propriedades e desenvolver novos vidros. Ele publicou mais de 400 artigos sobre esses temas e detém 30 patentes.
Zanotto é membro da Academia Mundial de Cerâmica, da Academia Mundial de Ciências (TWAS), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Brasileira de Engenharia (ABE), da Academia de Ciências de São Paulo(Aciesp), da Fundação Fulbright, da Society of Glass Technology do Reino Unido, da Sociedade Americana de Cerâmica e da Sociedade Brasileira de Cerâmica. Ele é membro do conselho da Comissão Internacional de Vidro (ICG), da Federação Internacional de Cerâmica e do FunGlass Center Europe.