Assim como nas edições anteriores, a Academia Brasileira de Ciências foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a indicar participantes para o 9th BRICS Young Scientists Forum (BRICS YSF), além de candidatos ao 7th BRICS Young Innovator Prize (BRICS YIP). O BRICS YSF ocorreu de 25 a 29 de novembro, em Sochi, sob a presidência rotativa da Rússia.

Para o prêmio, a ABC trabalhou em conjunto com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) na seleção de cinco candidatos (quatro áreas temáticas + prêmio Palladium in Future Technologies). A Academia também referendou a escolha do MCTI para o júri do BRICS YIP: Rafael Roesler, membro titular da ABC. O brasileiro Thiago Edwiges ganhou o primeiro lugar do BRICS YIP.

Já para o fórum, a ABC selecionou 12 jovens pesquisadores em quatro áreas: Nature-like and Convergent Technologies as Drivers for Sustainable Future; Environmental and Climate Technologies; Digital Humanities; e Artificial Intelligence. Entre os integrantes da delegação brasileira no BRICS YSF destacam-se dois membros afiliados da ABC: Gabriel Ravanhani Schleder e Ulisses de Pádua Pereira. Além deles, Nivan Roberto Ferreira Junior foi eleito membro afiliado em 2024, tomando posse em janeiro de 2025 – curiosamente, o resultado da eleição foi divulgado quando ele se encontrava na Rússia participando do BRICS YSF.

Confira a relação dos cientistas escolhidos: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/11/jovens-cientistas-participam-de-eventos-do-brics-na-russia