A Fapesp e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançaram em 2024 uma nova edição do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas Edição 2024/2025 (PAPL 24/25). A proposta é que estudantes de graduação que tenham um projeto científico em andamento e interesse em estagiar em instituições de pesquisa de ponta sejam recebidos por pesquisadores membros titulares e afiliados da ABC em todo o país.
Em junho, a ABC convidou os Acadêmicos a oferecerem vagas para o programa. O resultado foi excelente: 107 acadêmicos se candidataram, disponibilizando 1 ou 2 vagas cada, totalizando 150 vagas de estágio.
Em julho, a ABC e a Fapesp lançaram o edital para preencher 120 dessas vagas. O edital atraiu grande interesse, com 540 alunos se candidatando. O Comitê Gestor realizou a pré-seleção de 120 alunos, vinculando-os às vagas disponíveis.
Em novembro, chegamos ao resultado: a Fapesp aprovou 110 projetos para receber as bolsas de pesquisa. A lista completa dos projetos selecionados pode ser consultada no link: https://fapesp.br/17257/programa-aristides-pacheco-leao-tem-propostas-selecionadas.
Sobre o PAPL ABC/Fapesp
Os recursos da chamada serão destinados a dois grupos:
– Grupo 1: bolsas na modalidade EVC (Estímulo a Vocações Científicas), de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do estado de São Paulo visitando instituições de ensino e pesquisa em outros estados do Brasil.
– Grupo 2: bolsas na modalidade EVC, de até R$ 20 mil cada uma, para alunos de outros estados visitando instituições de ensino e pesquisa no estado de São Paulo.
Cada bolsa na modalidade EVC compreende recursos para manutenção do aluno e para realização do projeto, que serão concedidos como material de consumo e serviços de terceiros. Caso a quota destinada a cada grupo não seja atingida, ela poderá ser utilizada pelo outro grupo.
Na edição da chamada de 2024, ano em que o PAPL completa 30 anos, foi ampliada de 25 para 60 a quantidade de bolsas disponibilizadas para cada grupo. O período da visita para a realização das atividades deverá ocorrer entre janeiro e julho de 2025. A duração da visita deverá ser de 35 a 50 dias.
Outra novidade neste ano é que o bolsista deverá compartilhar as informações da experiência da mobilidade e do tema de pesquisa, com linguagem acessível, através da elaboração de material de divulgação científica no formato de livre escolha (vídeos, podcast, entre outros). O material será avaliado como Relatório Científico final do estágio, e poderá servir como divulgação da Chamada pela Fapesp e ABC.
Leia depoimentos de jovens que participaram de edições anteriores!