Neste mês, o Prêmio Nobel divulga os laureados em Física e Medicina e Química de 2024. Até hoje, nenhum brasileiro recebeu a honraria, mas tivemos sete indicados entre 1901 e 1971, dos quais cinco – Adolpho Lutz, Antônio Fontes, Carlos Chagas, César Lattes e Fritz Feigl – eram membros da Academia Brasileira de Ciências. O recorte temporal se deve ao fato da Fundação Nobel só tornar pública as indicações após 50 anos. Leia matéria da Folha de S. Paulo:


O Brasil acumula 29 nomeações ao Prêmio Nobel nas categorias de Física, Medicina e Química entre 1901 e 1971. Os dados são os mais recentes disponibilizados pela Fundação Albert Nobel, que mantém os indicados em segredo por meia década.

Nenhum dos sete brasileiros que receberam essas indicações acabou laureado.

Baixo investimento em ciência e contexto político são alguns dos fatores apontados por especialistas para o fato de o Brasil nunca ter recebido a láurea.

Veja quem são os sete indicados nessas categorias —na história também houve nomeados em Literatura e Paz— e a história do nobel Peter Medawar, que nasceu no país e foi laureado.

(…)

Conheça os indicados brasileiros na Folha de S. Paulo.