Leia a matéria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicada em 19 de setembro:
O professor Marcos Assunção Pimenta, do Departamento de Física da UFMG, foi o vencedor, na categoria Ciência, da sexta edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Promovido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, o prêmio concede R$ 500 mil a profissionais de destaque em cada uma das duas categorias: Ciência e Tecnologia.
Conforme a organização do prêmio informa em seu site, o trabalho do professor ajuda a entender como funcionam os elementos que tornam possíveis as tecnologias de semicondutores e nanotecnologia, como o grafeno e os nanotubos de carbono. “Marcos Pimenta dedicou-se, junto com colegas de outras áreas, à escrita da coleção de livros Energia, matéria e vida, que traduz o conhecimento para alunos do ensino médio. Trata-se de uma das seis coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e teve mais de um milhão de exemplares distribuídos”, diz o texto.
A trajetória científica de Pimenta ganhou especial notabilidade devido ao trabalho com tecnologias de semicondutores e nanotecnologia, desde a década de 1990. Seus trabalhos visaram à compreensão das propriedades óticas e eletrônicas de materiais, fundamentais para o desenvolvimento de novos dispositivos para optoeletrônica.
“Considero que contribuí para Minas Gerais introduzindo a linha de pesquisa e formando recursos humanos nas áreas de nanotubos e grafenos. Os projetos que coordenei possibilitaram a formação de recursos humanos qualificados e a aquisição de equipamentos para produzir e caracterizar esses nanomateriais em outros polos no estado”, informa o professor.