A editora científica Springer Nature, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está realizando um levantamento sobre integridade em pesquisa junto à comunidade acadêmica brasileira.

Um dos objetivos dessa iniciativa é conhecer as percepções dos cientistas acerca da importância do uso de métodos íntegros e verificáveis em todas as etapas de um projeto de pesquisa, da proposta à publicação dos resultados. Além disso, busca-se entender as necessidades de treinamento por parte da comunidade acadêmica brasileira, bem como o apoio oferecido pelas instituições para suprir tais necessidades. A pesquisa será feita através de um questionário online, de preenchimento voluntário e anônimo.

A Academia Brasileira de Ciências considera este um tema emergente na ciência global, tanto para as agências de fomento, quanto para as editoras científicas, considerando o número de casos de má conduta, retratações em massa, publicações fraudulentas oriundas das chamadas “fábricas de artigo” e, mais recentemente, o uso inapropriado da inteligência artificial.

O Brasil é o sexto país a participar do levantamento, depois de Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Índia. A expectativa do CNPq é de que as informações compiladas possam inspirar políticas públicas voltadas ao treinamento em integridade em pesquisa e boas práticas de publicação na comunidade científica nacional. Os resultados serão compartilhados em repositório de acesso aberto em dezembro, podendo ser comparados aos dos demais países.

Para participar, responda o questionário.