Foi com grande pesar que a Academia Brasileira de Ciências (ABC) recebeu, no dia 2 de setembro, a notícia do falecimento de seu membro titular Ramayana Gazzinelli, aos 91 anos. O velório está acontecendo hoje, 3 de setembro, até às 16h, no Cemitério do Bonfim (capela 1), em Belo Horizonte.

Nascido em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em 1933, Ramayana completou o curso primário em Belo Horizonte, onde fez também o secundário e a universidade. Formou-se em 1956 em Engenharia Civil pela UFMG e, em 1958, especializou-se em Engenharia Nuclear. Cursou mestrado (1962) e doutorado (1964) em Física na prestigiada Universidade Columbia, de Nova York.

O professor foi o primeiro doutor em física a se fixar em Minas Gerais, para onde voltou e ajudou a criar um grupo de pesquisas em Física da Matéria Condensada e a iniciar a pós-graduação em Física na UFMG. Na universidade, criou um laboratório de ressonância magnética eletrônica. Sua principal linha de atuação foi o estudo de defeitos pontuais e transições de fase em materiais isolantes.

Ramayana Gazzinelli teve participação na reforma universitária da década de 60 e atuou em diversos órgãos colegiados da universidade. Assumiu a posição de professor titular em 1974, tendo sido coordenador da pós-graduação e chefe do departamento na UFMG.

O Acadêmico também ocupou as posições de membro do Conselho, Secretário de Ensino e Presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF); membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq em três mandatos; membro do Comitê de Física do Estado Sólido do Centro Latino-Americano de Física; membro da Comissão de Física para o Desenvolvimento da “International Union for Pure and Applied Physics” e membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Ramayana deixa a esposa, Alzira, e os filhos Gustavo, Letícia, Elisa e Ricardo, este último também membro titular da ABC. A Academia expressa sua solidariedade com todos os familiares e amigos neste momento de despedida.

Ramayana Gazzinelli faleceu ontem, 02/09, aos 91 anos