*Texto original do Impa

O pesquisador do IMPA Hubert Lacoin foi agraciado nesta quarta-feira (28) com o Prêmio de Reconhecimento UMALCA (União Matemática da América Latina e Caribe) pelos resultados obtidos em Teoria da Probabilidade e sua conexão com a Física Teórica. “Seus resultados impressionantes sobre ‘relevância da desordem’ para o Campo Livre Gaussiano são uma previsão fascinante da teoria de Sistemas desordenados que enriqueceu muito nossa compreensão e foi instrumental no avanço dos limites da pesquisa matemática”, destacou a comissão avaliadora.

A iniciativa reconhece jovens matemáticos que trabalham de maneira permanente em um país da América Latina e do Caribe e tenham desenvolvido uma parte substancial de sua carreira na região. A premiação leva em consideração a originalidade, profundidade, relevância e perspectivas de cada pesquisador, assim como o impacto no cenário mundial da matemática.

O anúncio ocorreu durante o VII Congresso Latino-Americano e do Caribe de Matemática, que começou na segunda-feira (26) e vai até sexta (30), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A premiação também agraciou outros três pesquisadores: Lara Bossinger (México) pelo trabalho em degenerações tóricas; Héctor Pastén (Chile) devido as suas contribuições notáveis para diversas áreas dentro da geometria aritmética e teoria dos números e Miguel Walsh (Argentina) por suas contribuições à teoria ergódica e dos números.

“Foi uma grande honra receber este prêmio, em particular considerando a qualidade da produção científica dos outros premiados. Essa premiação me lembra mais uma vez que estou com muita sorte de fazer o trabalho que gosto, num lugar que providência ótimas condições de trabalho e liberdade acadêmica. Fico muito grato às pessoas que trabalham e estudam no IMPA e participam em deixar este lugar tão agradável”, afirmou o pesquisador do IMPA. 

Trajetória de Hubert Lacoin

Nascido em Harfleur, cidade na Normandia, região noroeste francesa, Lacoin ingressou no IMPA em outubro de 2014, após concorrer em processo de seleção com cem candidatos, dos quais 83 eram estrangeiros.

Especialista em teoria da probabilidade, o matemático é doutor pela Universidade Paris VII-Denis Diderot e concluiu o pós-doutorado em Roma, na Itália.

Na França, ele trabalhou durante quatro anos como pesquisador do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), maior instituição governamental de ciências do país e uma das mais prestigiadas organizações de pesquisa científica mundial.

Com uma carreira de destaque, o pesquisador do IMPA acumula diversos prêmios e títulos. Ano passado, ele foi agraciado com o prêmio ISAAC (International Society for Analysis its Applications and Computation). Já em 2022, Lacoin foi palestrante do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). Em 2021, o matemático foi o vencedor do Prêmio SBM. O Lacoin foi escolhido por seu trabalho “Pinning and Disorder Relevance for the Lattice Gaussian Free Field II: the Two Dimensional Case”, publicado no Annales Scientifiques de l’École Normale Supérieure (ASENS). O pesquisador do IMPA também é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Hubert Lacoin (Foto: Impa)