No dia 25 de junho, 3ª feira, às 16h, a quinta edição do Fórum ABC/SBPC de Educação Superior vai trazer Mercedes Bustamante (UnB) e Rodrigo Capaz (UFRJ) para debaterem sobre o tema “Diversificação na Educação Superior: Universidades de ensino, pesquisa, ensino técnico, formação geral”.

O evento é on-line e será transmitido pelo YouTube da Academia Brasileira de Ciências. O Fórum ABC/SBPC é coordenado pelo Grupo de Trabalho de Educação Superior da ABC.


Conheça os palestrantes:

Mercedes Bustamante (UnB)

Professora Titular do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) e uma das maiores especialistas no bioma Cerrado. Bióloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado em Geobotânica pela Universidade de Trier, Alemanha. Participou da elaboração do 5º e 6º relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) e atuou em relatórios climáticos regionais para o Brasil e América Latina. Em 2023, ocupou a presidência da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)


Rodrigo Capaz (UFRJ)

Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Fez doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com pós-doutorado na Universidade da California, nos Estados Unidos e na UFRJ. É uma das mais importantes lideranças na física da matéria condensada do Brasil.