A Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou, no dia 17 de maio, o Centro de Referência para o Ensino do Combate à Desinformação (Codes), em Niterói, RJ. O ambiente pioneiro no Brasil buscará sistematizar e dar corpo às pesquisas sobre o tema, numa época em que Fake News e negacionismo científico são problemas que crescem cada vez mais.

A membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Thaiane Oliveira é vice-coordenadora do centro e acredita que outras universidades também deveriam prestar atenção no tema. “A ideia é justamente que a gente consiga construir uma referência para que outras universidades repliquem, construam seus departamentos, que possam também formar os seus cidadãos, os seus profissionais, a sua comunidade acadêmica, para atuar no combate à desinformação”, disse em entrevista à Band News.

Segundo os pesquisadores do centro, os estudos serão divididos em quatro eixos: Desinformação, Discursos de ódio, Teorias da conspiração e Ética e metodologia de pesquisa. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) esteve representada na inauguração por sua diretora Maria Domingues Vargas.