O Acadêmico Edgar Dutra Zanotto, professor sênior do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Lab de Materiais Vítreos (LaMaV), foi agraciado com a Frontiers of Glass Science Lecture, um dos prêmios mundiais mais importantes da área de ciência dos materiais vítreos, concedido pela American Ceramic Society (ACerS).

Essa distinção é concedida anualmente a um cientista que tenha feito contribuições excepcionais para o avanço da ciência dos materiais vítreos. A lista de palestrantes anteriores desde 2013 inclui nomes de destaque dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Japão.

A Frontiers of Glass Science Lecture se junta a outras três palestras de prestígio que o Professor já ministrou:

Willian E.S. Turner Memorial Lecture 2014 (Society of Glass Technology, Reino Unido)
Alfred Cooper Distinguished Speaker 2016 Lecture (ACerS, USA) e
Samuel Scholes Memorial Lecture 2019 (Alfred University, USA).

Com este prêmio, Zanotto é o primeiro pesquisador a completar o “grand slam” das palestras em sua área de expertise, um feito que consolida a posição do LaMaV como um dos principais grupos do planeta sobre materiais vítreos.

A palestra, intitulada “Desvendando a Nucleação de Cristais em Líquidos Super-resfriados e Vidros”, será ministrada em maio, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Nela, o  Acadêmico compartilhará suas pesquisas sobre a cristalização de vidros, um tema fundamental para o entendimento e desenvolvimento de novos materiais.

Zanotto se mostrou surpreso e honrado com a premiação. “Ainda estou tentando descobrir quem me indicou secretamente, mas me sinto motivado a apresentar uma palestra que inspire a próxima geração de cientistas de materiais. É sempre prazeroso e motivador ver a ciência nacional brilhar no exterior”, comentou. “Aproveito a oportunidade para agradecer aos meus inúmeros estudantes e colaboradores, assim como ao apoio contínuo da Fapesp, Capes e CNPq durante quase cinco décadas décadas.”