Há cem anos, em 24 de outubro de 1924, nascia o professor Aziz Nacib Ab’Saber. Dono de uma importante trajetória intelectual associada à Geografia, às Geociências e à sociedade em geral, ao longo de mais de seis décadas, produziu e consolidou vasta obra científica, além de ter se dedicado a um público mais amplo, abordando diversos campos do conhecimento, sempre objetivando compreender o mundo na sua totalidade. Sua produção acadêmica tem grande relevância para a ciência brasileira e mundial, em especial para as questões associadas à dinâmica da natureza e sua relação com a sociedade. 

O centenário de seu nascimento, a ser celebrado em 2024, marca a vida de um profissional que ultrapassou os limites do ensino e da pesquisa, tendo atuado em várias lutas sociais e ambientais do país. Por isso foi reconhecido tanto por criar teorias quanto por seu engajamento político e institucional, participando em importantes debates nacionais, como, por exemplo, a Assembleia Constituinte, a defesa do patrimônio público, as questões relacionadas à Amazônia, com destaque para a elaboração do visionário Projeto FLORAM, nos anos 1980 e 1990, e outros biomas brasileiros.

O professor Aziz Ab’Saber foi dirigente de importantes associações e sociedades científicas, e pertencia a um grupo de expoentes intelectuais que via a universidade como um lugar de saberes e produção de conhecimento destinada a cumprir o seu papel social. Conscientes da importância de divulgar e valorizar seu legado intelectual, nós, as entidades que assinam este documento, nos unimos para propor o “Centenário Aziz Ab’Saber – 1924–2024”.

Este convite é dirigido a todos os interessados em celebrar o legado do Professor Aziz Ab’Saber. Convidamos docentes, pesquisadores e demais lideranças a organizarem atividades com o intuito de chamar a atenção da sociedade para as contribuições desse grande geógrafo brasileiro. Palestras, debates, edições especiais em revistas acadêmicas e exposições são algumas das iniciativas que podem ser consideradas.

Nosso objetivo é, ao final de 2024, elaborar um documento que compile todas as ações realizadas ao longo deste ano. Para facilitar o acompanhamento das atividades planejadas e executadas, solicitamos gentilmente que estas sejam registradas no formulário disponível neste link. Desta forma, ao término das comemorações, teremos uma visão abrangente das celebrações realizadas.

O selo comemorativo

O selo comemorativo, proposto abaixo, tem como finalidade acompanhar a divulgação de todas as atividades vinculadas a esta iniciativa, para o qual também foi elaborado um pequeno texto para segui-lo:

 

 

“Este selo comemorativo pelo centenário do professor Aziz Nacib Ab’Saber representa nossa homenagem àquele que, além de professor e pesquisador, foi atuante e protagonista em grandes debates ambientais e sociais do Brasil. Desejamos que o professor Aziz Ab’Saber, através de sua produção intelectual e ensinamentos, possa servir de exemplo e estímulo às presentes e futuras gerações.”

 

 

Brasil, 22 de março de 2024.

União da Geomorfologia Brasileira (UGB)
Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege)
Associação Brasileira de Climatologia (ABClima)
Revista Brasileira de Geomorfologia (RBG)
Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)
Associação Brasileira de Biogeografia (ABBIOGEO)
Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR)
Sociedade Brasileira de Geologia (SBG)