A membra titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Vanderlan Bolzani foi homenageada com uma edição especial da Journal of Natural Products, da American Chemical Society (ACS).O artigo é assinado pelos pesquisadores Helena Mannochio-Russo, Cristiano Soleo de Funari e Leticia V. Costa-Lotufo. Confira os três primeiros parágrafos, traduzidos ao português:

Edição especial em homenagem à professora Vanderlan da Silva Bolzani

É com grande prazer que apresentamos este número especial dedicado à inspiradora carreira científica de nossa amiga e colega Professors Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (IQ/UNESP), Brasil. Vanderlan se dedica há mais de 40 anos ao desenvolvimento de pesquisas em química de produtos naturais com contribuição significativa para desvendar a biodiversidade invisível brasileira. Agradecemos aos seus antigos alunos, colaboradores e colegas, que quiseram prestar-lhe esta merecida homenagem, reconhecendo a sua enorme importância para a Química dos Produtos Naturais. Esse esforço resultou em uma coleção incrível de artigos e esperamos sinceramente que você goste tanto quanto nós.

Vanderlan, nascida em uma vila de pescadores no litoral da Paraíba, Brasil, desde cedo se encantou pela natureza. A sua curiosidade sobre o mundo natural floresceu rapidamente, tornando-se uma paixão numa época e lugar onde as oportunidades educacionais e profissionais para as meninas eram limitadas. Sendo a mais velha de seis filhos, Vanderlan enfrentou estes desafios de frente, nunca se deixando intimidar pelos obstáculos e dificuldades no seu caminho. Sua trajetória acadêmica iniciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Porém, Vanderlan logo percebeu seu maior interesse por cursos voltados para a compreensão dos organismos vivos e sua química, migrando para a Faculdade de Farmácia. Ela se formou em Farmácia em 1972 pela mesma universidade. Em 1975, Vanderlan mudou-se para São Paulo, maior cidade do Brasil, onde ingressou no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação do Prof. Otto Richard Gottlieb, renomado pesquisador na área de química de Produtos naturais. Na USP, concluiu o mestrado em Química Orgânica em 1978, onde descreveu um diterpeno, a diasina, isolado de Croton diasii.

Então, em 1978, Vanderlan voltou para a Universidade Federal da Paraíba, desta vez como professora assistente. Sua passagem por lá foi breve, pois em 1980 ingressou na Universidade Estadual Paulista (UNESP), também como professora assistente. Em 1982, ela completou seu doutorado em Química Orgânica sob a supervisão do Prof. Gottlieb, aprofundando-se no estudo de alcalóides indólicos como marcadores quimiotaxonômicos em Angiospermas. O Prof. Gottlieb foi um dos pioneiros na química de produtos naturais no Brasil, principalmente no desenvolvimento dos conceitos básicos da quimiossistemática. De 1992 a 1994, Vanderlan fez estágio de pós-doutorado no Virginia Polytechnic Institute and State University, EUA, onde estabeleceu uma colaboração muito frutífera e de longo prazo com o Prof. David Kingston.

(…)

Leia o artigo completo, em inglês, pela ACS Publications.


A importância de Vanderlan Bolzani na formação de cientistas em química (Fonte: J. Nat. Prod. 2024, 87, 3, 453-455)