A Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre Cidades, marcada para o dia 21 de março, na Sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), representa um marco importante para o diálogo entre a ciência e a gestão urbana no município do Rio de Janeiro. Este evento é fruto da colaboração entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município, evidenciando um esforço conjunto para integrar conhecimentos científicos e tecnológicos na resolução de questões críticas urbanas.
Sob a coordenação das professoras Helena Bonciani Nader, pela ABC, e Tatiana Roque, pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT-Rio), a conferência visa ser um espaço de troca e construção coletiva, onde especialistas, gestores públicos, acadêmicos e a sociedade civil poderão contribuir com suas perspectivas e experiências.
O principal objetivo deste encontro é fomentar um debate qualificado sobre o papel da ciência e da inovação tecnológica na superação de desafios contemporâneos e futuros enfrentados pelas cidades, especialmente diante das mudanças climáticas, que já impactam diversas regiões com intensidades variadas. A escolha deste tema reflete a urgência de se pensar soluções sustentáveis e adaptativas para problemas como o aumento das temperaturas, elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos, entre outros, que afetam diretamente a qualidade de vida nos centros urbanos. A conferência busca, portanto, ser um catalisador para a criação de políticas públicas inovadoras e eficientes, que possam levar o Rio de Janeiro a um futuro mais resiliente e sustentável.
Veja aqui a programação do evento, que será híbrido, e inscreva-se para a participação presencial. Acesse a transmissão on-line no horário marcado, caso prefira.