No dia 25 de janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) recebeu a Medalha Armando de Salles Oliveira, a maior honraria da Universidade de São Paulo (USP), durante a cerimônia que marcou os 90 anos da instituição. A ABC foi representada por sua presidente, Helena Bonciani Nader. O evento foi prestigiado por muitas autoridades da USP, do Poder Executivo Federal e Estadual e do meio jurídico.

A medalha reconhece pessoas e instituições que tenham contribuído de forma excepcional para a valorização cultural, social e acadêmica da USP e seu nome homenageia o engenheiro Armando de Salles Oliveira, ex-governador de São Paulo em cujo mandato foi criada a universidade.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; a presidente da ABC, Helena Bonciani Nader; e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda | Foto: Cecilia Bastos/USP Imagens

Além da ABC, outras instituições científicas receberam a homenagem, como a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto Butantan, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também foi honrado com a medalha e participou da cerimônia, assim como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Enrique Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e José Celso de Mello Filho, também recebedores da medalha. 

Os diplomados com a Medalha Armando de Salles Oliveira | Foto: Luís Fortes/MEC

Em seu discurso, o presidente Lula enalteceu o conhecimento como uma das mais poderosas ferramentas à disposição dos seres humanos, que tem sido o motor da evolução da humanidade, e falou sobre a colaboração da USP e de seus pesquisadores para o desenvolvimento do país.  “É uma alegria extraordinária ter a USP como parceira na condução de uma realidade melhor para todos os brasileiros, de todos os Estados, de todas as cores, de todas as raças”, declarou Lula, de acordo com o site da SBPC, 

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou que a comemoração aos 90 anos da USP é  um convite a analisar o passado e pensar no futuro e evidenciou que entidades como a Capes e o CNPq são parceiras importantes na trajetória da Universidade, conforme publicado no jornal da instituição.

Histórico

Alguns Acadêmicos já receberam a medalha: em 2011, ela foi entregue ao professor emérito da USP e Acadêmico Celso Lafer e, em 2013, ao então diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz, de acordo com a SBPC. Em 2021, foram homenageados os Acadêmicos Ester Cerdeira Sabino e Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP; e Fernando de Queiroz Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), por sua contribuição para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Assista a cerimônia completa: