A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 6 de fevereiro, a partir das 10h, no Salão Nobre do Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar), um dia inteiro de atividades em homenagem ao Centenário de Nascimento da pioneira da psicologia comportamental no Brasil e primeira mulher a presidir a entidade, Carolina Martuscelli Bori. Toda a programação será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube.

Na parte da manhã, das 10h às 12h, será realizada a cerimônia de entrega do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premia “Mulheres cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional. Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento.

Na parte a tarde o evento contará com duas mesas-redondas. A primeira discussão, intitulada “A atuação institucional de Carolina Bori”, será às 14h30. O debate, coordenado, por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, contará com a participação de Deisy das Graças de Souza, professora titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Dora Fix Ventura, professora titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Mariza Monteiro Borges, professora aposentada da Universidade de Brasília  (UnB), e Eunice Maria Fernandes Personini, secretária executiva da SBPC.

A segunda mesa-redonda, às 16h30, abordará “Carolina Bori como educadora e pesquisadora”. Com coordenação de Maria do Carmo Guedes, professora emérita pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o debate contará com a participação de Júlio César de Rose, professor titular da UFSCar, Lino de Macedo, professor emérito pelo Instituto de Psicologia da USP, Marilena Ristum, professora titular aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Raul Albino Pacheco Filho, professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, e Silvio Paulo Botomé, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

SERVIÇO:

Centenário de Carolina Bori
Dia: 06 de fevereiro

Horário: A partir das 10h
Local: Salão Nobre do Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar)
Transmissão: canal da SBPC no YouTube


Sobre o prêmio

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.

A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e tem hoje feminina a maioria da diretoria  – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso na maior sociedade científica do País e da América do Sul.

Na primeira edição, 25 sociedades científicas afiliadas à SBPC indicaram 29 cientistas brasileiras. A escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas” foi Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), presidente de honra da SBPC e atual presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Saiba mais no site da SBPC