A Finep realizou, no dia 19/12, o primeiro de uma série de seminários temáticos sobre “Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas”. Os resultados dos encontros servirão como subsídio para a 5ª Conferência Nacional de CT&I (5CNCTI), que acontece, em junho de 2024, em Brasília.

A Finep foi encarregada pela Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, de conduzir os trabalhos relativos à Neoindustrialização e o presidente da Finep, Celso Pansera, nomeou, para sua coordenação, o chefe de gabinete Fernando Peregrino. Participa ainda da Comissão ligada ao tema, o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep e Acadêmico, Carlos Aragão.

O evento reuniu, em sua abertura, além do presidente da Finep, Celso Pansera, o coordenador adjunto da 5ª Conferência, o Acadêmico Anderson Gomes; o diretor de Inovação da CNI/MEI, Jefferson Gomes; o diretor de Inovação do BNDES, José Luis Gordon; a secretária executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Verena Barros; a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader; o presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, o presidente daAssociação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Foina; a representante da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Simone Saraiva e o professor da PUC-RJ, Adão Villaverde.

O coordenador adjunto da 5ª CNCTI, Anderson Gomes, agradeceu à Finep, em nome do secretário-geral da CNCTI e ex-ministro [o Acadêmico] Sergio Rezende, por todo o trabalho e fez uma breve apresentação sobre a 5ª Conferência, cujo tema será “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

A CNCTI terá como objetivos analisar os programas e planos de CT&I no período 2016-2023 e seus resultados de forma a propor recomendações para a elaboração da ENCTI – Estratégia Nacional de CT&I para 2024-2030.

(…)

Helena Nader, presidente da ABC, também elogiou a iniciativa, recomendando chamar para a conferência pessoas envolvidas em todas as etapas dos órgãos de controle “para evitar que as universidades continuem à deriva e tenhamos a lei interpretada em cada micro espaço do Brasil” Ela parabenizou a Finep, na pessoa do presidente Pansera pela iniciativa. “Estou muito orgulhosa desse projeto de discussão e de ter um documento para entregar pela cada da Ciência, da Inovação, no Brasil, que é a Finep”, sintetizou.

(…)

Leia a matéria na íntegra no site da Finep