A Câmara Municipal de São Paulo vai entregar a sete destacadas profissionais o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig, em reconhecimento às mulheres cientistas, médicas ou profissionais de saúde pelas valiosas ações voltadas à pesquisa científica e/ou avanço da medicina. Uma delas é a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisadora da Universidade Federal do Estado de São Paulo, a biomédica Helena Bonciani Nader.
Também serão premiadas na ocasião com placa gravada e diploma as doutoras Enilde Borges Costa, Fernanda Okita, Magda Carneiro-Sampaio, Marisa Aparecida Malvestio, Natália Pasternak e Patrícia Jundi Penha.
O evento será no dia 1o de dezembro, às 19h, no Auditório Prestes Maia, 1o andar, Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista São Paulo.
Sobre o prêmio
Ruth Sonntag Nussenzweig nasceu na Áustria, em 1939 e aos 11 anos veio para o Brasil com seus pais médicos, fugindo da perseguição nazista. formou-se em medicina pela USP e fez sua trajetória como pesquisadora na área de parasitologia e imunologia, com estudos sobre a doença de Chagas e contribuições importantíssimas no desenvolvimento da vacina contra a malária.
Ruth era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico em 1998 pela sua contribuição à ciência. A professora e pesquisadora faleceu em 1º de abril de 2018, aos 89 anos, deixando um grande legado para a ciência.