O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (IYBSSD, sigla em inglês) foi uma oportunidade única para convencer os formadores de opinião, formuladores de políticas públicas e outras partes interessadas de que ações no campo da sustentabilidade são mais efetivas quando baseadas no conhecimento da natureza, ou seja, na ciência. Essa é a opinião do presidente do Comitê do IYBSSD, Michel Spiro, que também é presidente da União Internacional de Física Pura e Aplicada.

O Ano trouxe ganhos na mudança da visão da sociedade sobre o papel crucial das ciências básicas no progresso na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODSs). Foi registrada uma mobilização dos cientistas das áreas de pesquisa básica no sentido de discutir formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável e como poderiam fazer melhor.

Para comemorar os bons resultados, será realizada uma celebração pública no dia 15 de dezembro, das 9h às 18h (hora de Genebra, Suíça), no portal de ciência da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, sigla em inglês).

A manhã será dedicada aos cientistas em início de carreira e suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e interação com a sociedade.

Representantes das academias de ciência da África, Ásia, América do Sul e Europa vão se apresentar para falar sobre os mais de 400 eventos organizados em mais de 70 países, por mio de 53 organizações parceiras e 123 apoiadores.

O resultado mais importante será a proclamação da Década Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (2024-2033) pela assembleia das Nações Unidas, com a participação de líderes mundiais.

Assista a live em www.iybssd2022.org

Para mais informações, contate Luc Allemand – luc.allemand@iybssd2022.org