O Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) aprovou, em reunião extraordinária realizada na manhã de hoje (16), dois novos diretores que deverão atuar na carteira de projetos da Instituição. Os nomes que vão assumir os cargos são Anderson Gomes e Caetano Penna.

Durante a reunião, foi apreciado, ainda, o pedido de dispensa do atual diretor, Ary Mergulhão, que, a partir de hoje, deixa de exercer as suas funções na instituição. O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, agradeceu o trabalho de Mergulhão e enalteceu os seus quatro anos de contribuições para reestruturar a carteira de projetos do Centro, desde que ingressou no CGEE em novembro de 2019.

Anderson Gomes

[Vice-presidente regional da ABC para o NE e ES], Anderson S. L. Gomes possui graduação e mestrado em física pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é doutor na mesma área pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, da Universidade de Londres. O seu pós-doutorado foi concluído na Universidade Brown, nos EUA. É professor titular no Departamento de Física da UFPE, pesquisador 1A do CNPq, membro e conselheiro da Sociedade Brasileira de Física e membro e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atuou como secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco e foi secretário de Educação de Pernambuco. Atualmente, é o secretário-executivo da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), programada para ocorrer em junho de 2024. A íntegra do Lattes está disponível neste link.

Caetano Penna

Caetano C. R. Penna possui mestrado em governança de tecnologia pela TalTech, na Estônia, e doutorado em políticas científicas e tecnológicas pela Universidade de Sussex, no Reino Unido. É professor assistente em Economia de Tecnologia e Inovação na Delft University of Technology, dos Países Baixos, e professor adjunto em Economia Industrial e da Tecnologia (em licença), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como especialista independente em financiamento e sinergias no painel de especialistas independentes para o Exercício de Aprendizagem Mútua (MLE) da Horizon Europe sobre a Implementação de Missões da UE em Nível Nacional. Confira o Lattes completo aqui.