O climatologista Carlos Nobre, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), concedeu entrevista neste sábado à CNN Brasil. Entre os assuntos abordados, o Acadêmico apresentou a proposta do Painel Científico pela Amazônia, defendeu que o governo federal retome o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Carlos Nobre falou também sobre a necessidade de uma nova forma de se gerar desenvolvimento econômico mantendo a floresta em pé, o que padronizou-se chamar de “bioeconomia”. A inovação é parte crucial dessa nova forma de pensar o bioma, e o Acadêmico defendeu a criação de um robusto instituto tecnológico voltado especificamente para a Amazônia.

“O desmatamento explodiu nos últimos quatro anos e nós passamos a ser um pária ambiental. Agora o mundo todo está olhando, querendo que o Brasil volte a ser líder e protagonista em soluções sustentáveis. Teremos que trabalhar muito e sermos muito eficazes em zerar o desmatamento pois a Amazônia já está muito perto do ponto de não-retorno”, enfatizou Nobre.

Assista a entrevista completa para a CNN Brasil: