Como preparação para a Reunião de Cúpula do BRICS, que ocorrerá em agosto na África do Sul, o bloco tem por tradição realizar atividades no âmbito da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Uma dessas iniciativas é o Fórum de Jovens Cientistas dos BRICS (BRICS – YSF), que voltará a ser realizado em formato presencial, de 31 de julho a 3 de agosto, na cidade de Qheberha, África do Sul.

O tema do Fórum deste ano será “Construindo a parceria BRICS – África para aceleração mútua do Crescimento, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”. Como país-sede e atual presidente rotativa do bloco, a África do Sul ficou responsável por escolher as três temáticas principais que nortearão o evento, são elas:

  • Alterações climáticas e sustentabilidade ambiental;
  • O futuro da educação, mentalidade e conjunto de habilidades;
  • O futuro da sociedade.

Assim como em edições anteriores, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a indicar participantes para o Fórum e para o Prêmio Jovem Inovador BRICS (YIP), que será entregue durante o evento.

O MCTI arcará com despesas relacionadas às passagens e ao seguro-viagem de todos os integrantes da delegação brasileira, enquanto as despesas locais serão cobertas pelos organizadores sul-africanos.

– ATENÇÃO: os trâmites, datas e demandas diferem entre as chamadas –

8th BRICS Young Scientists Forum (YSF): Serão selecionados sete jovens cientistas de cada uma das áreas definidas pelo país sede. Os candidatos devem ter até 40 anos de idade e, no mínimo, mestrado concluído. Também é necessário que tenham passaporte válido, uma vez que o evento será presencial. Participantes de edições anteriores do BRICS Young Scientists Forum (YSF) não são elegíveis.

A indicação de candidatos/submissão de candidaturas deve ser feita até o dia 26 de junho, através do endereço brics@abc.org.br . Além da confirmação da área de interesse, devem constar os seguintes documentos:

  • Link para o (ou PDF do) currículo Lattes (em português);
  • Abstract (em inglês) da apresentação a ser feita durante o Fórum (orientações no arquivo em anexo);
  • Carta de motivação (em inglês, máximo de 1 página) para participação no evento;
  • Cópia da página de informações do passaporte (para verificação da data de nascimento pelos organizadores);
  • Foto em boa resolução.

Confira todas as informações sobre a Chamada para o Fórum de Jovens Cientistas BRICS


6th BRICS Young Innovator Prize (YIP): Durante o Fórum, será entregue a sexta edição do Prêmio Jovem Inovador BRICS, que teve um vencedor brasileiro em sua quarta edição. Os candidatos devem ter até 40 anos de idade e passaporte válido. O prazo para submissão de candidaturas ao Prêmio Jovem Inovador vai até o dia 21 de junho.

Neste ano, serão selecionados 4 representantes brasileiros, um para cada uma das seguintes áreas temáticas:

  • Modernizando a manufatura;
  • Modernizando a agricultura;
  • Modernizando a indústria de mineração;
  • Explorando novas fontes de crescimento: a economia circular

Confira todas as informações sobre a Chamada para o Prêmio Jovem Inovador BRICS.