No dia 30 de maio foi realizada a primeira reunião promovida pela regional NE/ES da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em Teresina/PI. A reunião ocorreu na sede da Academia Piauiense de Ciências (Apici), e teve a participação de cerca de 50 pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e outras instituições.

Os participantes do encontro

Após a abertura, com uma atração musical, foi composta a mesa, que contou com o presidente da Acipi, Paulo Henrique Lima; o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha; o reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Andrei Costa; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), João Xavier da Cruz Neto; o Acadêmico Sylvio Canuto, membro titular da ABC; e o vice-presidente Regional da ABC para o Nordeste e Espírito Santo, Anderson Gomes. O membro afiliado da ABC Edson Cavalcanti da Silva Filho, eleito para o período 2020-2024, esteve presente na plateia. 

A programação constou de uma apresentação sobre a ABC feita por Anderson Gomes, seguida de outra feira por Sylvio Canuto, que compõe a Comissão de Seleção de membros da ABC. Ele discorreu sobre os avanços da ciência no Nordeste, especialmente no estado do Piauí, além de abordar vários aspectos da ABC, com ênfase no processo de seleção.

Sylvio Canuto e Anderson Gomes

A programação seguiu com a fala do presidente da Apici e um debate sobre como a ABC pode apoiar o desenvolvimento científico no Piauí, e como os cientistas do Piauí podem colaborar com a ABC. Após o debate, que foi muito produtivo, foi comemorado o Dia do Geógrafo e o Dia do Geólogo, que ocorreram em 29 de maio.

O vice-presidente da ABC para a Região NE/ES, Anderson Gomes

Entre os assuntos debatidos, chamou atenção a necessidade de se implantar, no estado, um projeto de apoio mais amplo ao desenvolvimento científico e tecnológico. “Já existe uma lei estadual que decidiu sobre a existência de um fundo de apoio à ciência, tecnologia e inovação [CT&I] no estado, mas precisa ser implementado”, relatou Anderson Gomes. A ABC, através do seu vice-presidente regional e da presidente Helena Nader, colocou-se à disposição para colaborar com a Fapepi e a Apici no trabalho de convencimento das autoridades locais a investirem em CT&I.