No 3 de maio, aniversário da Academia Brasileira de Ciências, a presidente Helena B. Nader deu posse aos novos membros da Comissão de Ética, com mandato de três anos. 

A nova comissão foi formada em atenção ao Estatuto da ABC e ao Código de Ética e Conduta para os Membros aprovados em 2022 . É composta por cinco membros titulares, nomeados pela Diretoria da ABC. São eles Alberto Henrique Frade Laender (UFMG, computação), Antonio Gomes de Souza Filho (UFC, física), Edson Hirokazu Watanabe (UFRJ, engenharia), Mara Helena Hutz (UFRGS, genética) e Nadya Araujo Guimarães (USP, sociologia).

A Comissão de Ética tem competências para:

a) Receber as denúncias e encaminhá-las para averiguação por órgãos internos ou externos.

b) Solicitar documentos internos ou externos visando à apuração dos fatos e, se necessário, solicitar a intervenção dos órgãos competentes.

c) Em caso de denúncias cuja penalização seja de competência de outros órgãos, internos ou externos, encaminhar o material pertinente aos mesmos com as provas que tiverem sido colhidas.

d) Cumprir as normas internas que disciplinam sua competência e procedimentos que devem ser seguidos.

e) Proporcionar direitos de contraditório e ampla defesa a todos quantos estejam sendo investigados a partir das denúncias recebidas.

f) Responder às dúvidas recebidas acerca da interpretação do Código.

g) Com base em apurações e direito de defesa, propor punição (advertência privada, advertência pública, expulsão) de membro da Academia que tenha sido considerado(a) culpado(a) de violação do Código de Ética e Conduta da ABC.