Faleceu nesta terça-feira, 2 de maio, o membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Paulo Murilo Castro de Oliveira, vítima de um AVC. Paulo Murilo foi um profissional de enorme destaque e referência no campo da física computacional brasileira.

O Acadêmico graduou-se em Física na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) em 1973, tendo concluído mestrado, em 1976, e doutorado, em 1980, pela mesma instituição. Em 1980 foi contratado como professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atuou por 34 anos até se aposentar em 2014, assumindo o título de professor emérito desde então. Em 1999, se tornou membro titular da Academia.

Paulo Murilo tinha duas linhas de pesquisa principais em física computacional. A primeira, na qual trabalhou desde a década de 70, tratava de fenômenos críticos e transições de fase. Em 1996 introduziu um novo método para calcular propriedades termodinâmicas, ao qual denominou “Broad Histogram Method”, que permite determinar diretamente o espectro energético do sistema em estudo através de médias de grandeza obtidas por simulações computacionais. Dessa forma, diferentes temperaturas podem ser estudadas em uma mesma simulação computacional, ao contrário de outros métodos que assumem temperaturas fixas.

A segunda, que desenvolveu desde 1986, trata da modelagem de sistemas complexos, isto é, sistemas formados por diversas unidades interconectadas com influência mútua e que evoluem no tempo. Diversos temas da ciência e atividade humana podem ser considerados sistemas complexos, desde mercados até a evolução biológica, e estudá-los em profundidade requer cada vez mais capacidade computacional. O Acadêmico escreveu três publicações sobre esse assunto: “Sistemas Complexos”, Ciência Hoje 16 (92): 14, 1993 “Biologia, Física e Computadores: uma Saudável Simbiose”, Ciência Hoje 22 (127), 54(1997); “Computer Simulations of Neural Networks”, Computers in Physics 11, 1997.

A Academia Brasileira de Ciências manifesta seu profundo pesar e se solidariza com amigos e familiares nesse momento de dor. O velório do Acadêmico acontecerá no dia 4 de maio, às 13h45 na Capela 4 do cemitério Parque da Colina, em Niterói.

O Acadêmico Paulo Murilo Castro de Oliveira era professor emérito da UFF e destaque no campo da física computacional brasileira