Nos dias 1º e 2 de maio, a Acadêmica Patricia Bozza representou a ABC na reunião temática do S20 (Science 20) sobre Saúde Holística Universal, realizada na Ilha de Bangaram, no Território da União de Lakshadweep, na Índia. O Brasil teve posição de destaque na reunião, com Bozza enfatizando a importância do acesso universal à saúde com equidade, bem como a necessidade de cooperação global para a redução da desigualdade em saúde, especialmente no que se refere à transferência de tecnologia para o preparo de insumos e o enfrentamento de futuras emergências em saúde.
Também foram discutidas estratégias para enfrentar os desafios de saúde mental, que foram agravados pela pandemia. Outro aspecto destacado pela ABC como prioridade nas pesquisas e cooperações globais foram os impactos das mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, que afetam direta ou indiretamente a saúde e o bem-estar humanos e a sustentabilidade da sociedade.
Como funcionou o S20
Com o tema geral “Ciência Disruptiva para o Desenvolvimento Sustentável e Inovador”, as discussões do S20 em 2023 se deram a partir de três tópicos principais: “Energia limpa para um futuro mais verde” (Prof. Julio Romano Meneghini, USP), “Saúde holística universal” (Patricia Bozza) e “Conectando ciência, sociedade e cultura” (Ruben Oliven).
Cada um dos tópicos foi discutido em reuniões com representantes das Academias do S20, visando a elaboração de documentos temáticos. Para subsidiar a participação da Academia nas temáticas da iniciativa, de forma que as prioridades para o Brasil em cada tópico fossem contempladas, a ABC formou grupos de trabalho (GTs), sendo que um deles foi o apresentado acima.