Helena Nader ao centro, ladeada pela Acadêmica Vanderlan Bolzani e pela presidente da Fuundação, Zilda Vera Suelotto Murányi Kiss

A presidente da ABC, Helena B.  Nader, esteve presente na entrega do Prêmio Péter Murányi 2023, realizada em São Paulo, na Villa Vérico, na noite de 26 de abril. Ela recebeu um certificado em reconhecimento à sua significativa contribuição no Conselho Superior da Fundação, no período de 2014 a 2020. 

No júri do prêmio deste ano, a ABC esteve representada pela Acadêmica Patricia Bozza

Manoel Barral é o terceiro, aplaudindo

Entre os primeiros colocados estavam o Acadêmico Manoel Barral (Fiocruz/BA), integrante do grupo que contou com Luiz Landau, Vinícius de Araújo Oliveira, Izabel O. Marcílio de Souza, Pablo Ivan P. Ramos, Viviane Sampaio B. de Oliveira e Thiago Cerqueira-Silva, em segundo lugar. O trabalho premiado intitulava-se “Vigilância digital como ferramenta inovadora para o enfrentamento da atual e futura pandemias: da avaliação de eficácia vacinal à previsão de novas emergências”.

Ricardo Gazzinelli (segundo à esquerda atrás), Santuza Teixeira e Helton Santiago (5a e 6o atrás). Antes de Santuza, o Acadêmico Marcelo Morales, do MCTI.

Em terceiro lugar, ficou o trabalho intitulado “Soberania tecnológica no desenvolvimento de vacinas humanas no Brasil”. O grupo premiado contou com os Acadêmicos Ricardo Tostes Gazinelli (Fiocruz/MG) e Santuza Maria R. Teixeira (UFMG), assim como Helton Santiago (UFMG), que foi membro afiliado da ABC entre 2014 e 2018. O Integravam o grupo Ana Paula Salles Moura Fernandes, Flávia Bagno Fonseca, Flavio Guimarães da Fonseca, Graziella Gomes Rivelli, Júlia Teixeira de Castro, Natalia Salazar, Natalia Satchiko Homo-Souza e Santuza Maria R. Teixeira.

O primeiro prêmio foi para o grupo de pesquisa da Fundação Butantan que desenvolveu uma vacina tetravalente para dengue. Os autores são Neuza Maria Frazatti Gallina, Claudia Regina Menezes Botelho, Everton Magno de Sousa, Vanessa Harumi Takinami, Francisco Liauw Woe Fang, Flavio Mannaro Medeiros, Alyne Vieira Barros Cutovoi, Gustavo Gonçalves Perrotti e Vivian Massayo Kaziyama Suetugui.

Saiba mais na página da Fundação Péter Murányi

Sobre o prêmio

A Fundação Péter Murányi e o seu prêmio foram idealizados e concebidos na década de 90, pelo empresário húngaro Péter Murányi, que se instalou no Brasil aos 24 anos, em cabendo à sua família a concretização deste projeto de cunho comunitário.

Sua finalidade principal é promover anualmente a concessão de prêmio destinado a pessoa física, de qualquer parte do mundo, que mais tenha se destacado na descoberta ou progresso científico, que beneficie o desenvolvimento e bem estar das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, especialmente o Brasil, seja no tocante à Saúde, Desenvolvimento Científico & Tecnológico, Alimentação e Educação, podendo ainda promover outras atividades culturais e assistenciais que contribuam para atingir seu objetivo.