Federico Brown, Franco M. Cabrerizo, Pablo Bolaños, Yraima Cordeiro e Leslie Tejeda

A primeira Escola de Verão da TYAN-TWAS ocorreu em março, na Bolívia, e marcou o início do projeto de treinamento teórico-prático colaborativo entre o Sul Global. A TWAS é a Academia Mundial de Ciências; a TYAN é a Rede de Jovens Afiliados da TWAS.

O workshop de capacitação para estudantes e jovens pesquisadores foi realizado na Universidad Mayor de San Andres (UMSA) e na Academia de Ciências da Bolívia, em La Paz, Bolívia, entre 6 e 10 de março.

A organização do evento foi de cinco membros da TYAN: Leslie Tejeda (Universidad Mayor de San Andrés, Bolivia), Federico Brown (Universidade de São Paulo, Brasil), Pablo Bolaños (Universidad de Costa Rica, Costa Rica), Yraima Cordeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) – que foi membra afiliada da ABC de 2012 a 2016 -, e Franco M. Cabrerizo (Universidad Nacional de San Martín – CONICET, Argentina).

Cada um deles – todos docentes e pesquisadores – ofereceu um curso em suas respectivas áreas do conhecimento, englobando temas chave em ciências químicas e biológicas. Foram organizadas atividades práticas com o objetivo de fortalecer o conhecimento e as habilidades laboratoriais, que são urgentemente necessárias para alavancar a pesquisa em países cientificamente atrasados (Scientifically Lagging Countries – SLCs), como a Bolívia.

A Escola de Verão TYAN recebeu mais de 450 inscrições de jovens da Argentina, Bolívia, China e Índia para 100 vagas, que foram preenchidas por estudantes de pós-graduação e pós-doutorado, pesquisadores locais, professores de universidades bolivianas públicas e privadas e cientistas de empresas privadas.

Os cinco dias começavam com palestras de cientistas convidados. Prosseguiam então as aulas teóricas dos cursos, ministradas pelos cinco pesquisadores organizadores, seguidas de exercícios e atividades experimentais à tarde. O argentino Franco Cabrerizo tratou de fotoquímica, o costa-riquenho Pablo Bolaños de reprodução em plantas, a boliviana Leslie Tejeda abordou a química de alimentos. O equatoriano Federico Brown, docente no Brasil, falou sobre modelos animais para estudo da biologia do desenvolvimento e a brasileira Yraima Cordeiro abordou a bioespectroscopia.

Federico Brown conduzindo um experimento com alunos, na Bolívia

Para a equipe, “a transferência de habilidades para o trabalho experimental, para a análise de dados, assim como a aplicação da ciência ainda são tremendos obstáculos ao crescimento científico em países em desenvolvimento”. A importância das conferências e reuniões científicas para a apresentação de resultados e para compartilhar conhecimento foi reafirmada pelo grupo, mas ficou registrado que estes eventos raramente abordam a necessidade de treinamento laboratorial nas diferentes linhas de investigação.

Yraima Cordeiro contou que os impactos desta iniciativa de cooperação Sul-Sul já são evidentes. “Foram alunos de graduação e pós-graduação capacitados para expandir suas pesquisas, pesquisadores locais habilitados para realizar novas aulas práticas, vínculos regionais criados entre pesquisadores da América Latina e colaborações surgidas entre os treinadores da TYAN e cientistas bolivianos. Ou seja, um sucesso”.

Yraima Cordeiro dando aula prática de bioespectroscopia

Saiba mais no site da TWAS e em artigo da revista Nature sobre o evento.