Um novo artigo de pesquisadores brasileiros – coordenados por Cláudia Figueiredo, afiliada da ABC entre 2014 e 2019 – foi publicado na edição de março do prestigioso periódico científico Cell Reports. O trabalho explora alguns dos efeitos de longo prazo da Covid-19 na memória, e ganhou destaque no jornal O Globo. Confira:

O pior da pandemia de Covid-19 ficou para trás, mas o coronavírus deixou um rastro de milhões de pessoas acometidas por problemas de memória. É um mal que se faz lembrar pelo esquecimento que provoca em suas vítimas. Estima-se que cerca da metade dos que tiveram a doença sofrem falhas cognitivas por dias, meses e, em alguns casos, anos. Agora, um estudo realizado por cientistas brasileiros revela que danos no cérebro associados à perda de memória podem ser provocados pela proteína spike do coronavírus.

A pesquisa abre caminho para desenvolver formas de evitar os efeitos de longo prazo da Covid-19. A spike é essencial para o Sars-CoV-2 penetrar nas células humanas e é alvo da maioria das vacinas.

Assinado por 25 cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o estudo foi apoiado pela Faperj publicado na Cell Reports, uma das mais importantes revistas internacionais das ciências biológicas.

(…)

Leia a matéria completa no jornal O Globo.

Leia o artigo na Cell Reports.