Todos os anos, dezenas de laureados do Nobel se reúnem com centenas de jovens cientistas do mundo inteiro na cidade de Lindau, Alemanha, para promover intercâmbio científico entre diferentes culturas e gerações. Os temas do encontro alternam entre medicina, química e física, sendo o deste ano de 2023 focado no prestigioso Prêmio Nobel de Medicina.

A escolha dos jovens cientistas destaque é feito pelas academias nacionais, cabendo à Academia Brasileira de Ciências (ABC) escolher os representantes brasileiros. As indicações são feitas por membros titulares e depois julgadas por uma comissão avaliadora composta por outros membros titulares que não indicaram candidatos. A escolhas são feitas com base nos critérios estabelecidos pela Fundação Lindau.

Os jovens cientistas brasileiros escolhidos para participarem do Encontro com Laureados do Nobel em Lindau 2023 são:

Francisco Isaac Fernandes Gomes (USP)

Graduado em odontologia pela Universidade Federal do Ceará, Francisco é mestre em farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente cursa doutorado na mesma área. Pesquisa principalmente mecanismos responsáveis por dores crônicas, com foco em alterações metabólicas e neurológicas.

 

Gustavo Rosa Gameiro (Unifesp)

Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em educação em saúde. Atualmente cursa doutorado em oftalmologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Suas principais áreas de interesse são a plástica ocular, biologia molecular e análise e processamento de imagens oftalmológicas.

 

Júlia Teixeira de Castro (USP)

Graduada em biomedicina e mestre em bioquímica e imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente cursando doutorado em imunologia básica e aplicada na Universidade de São Paulo (USP). Estuda doenças infecciosas e produção de vacinas, tendo participado da produção de imunizantes contra a doença de Chagas e contra a covid-19.

 

Thomaz Pinoti Barbosa (Universidade de Copenhagen, Dinamarca)

Graduado em biologia com mestrado em genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente cursando doutorado em genética na Universidade de Copenhagen. Estuda a história genética das populações nativas americanas, particularmente utilizando marcadores uniparentais e DNA antigo.

 

Taissa de Matos Kasahara (Uerj)

Graduada em biomedicina e mestre em genética e biologia molecular pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutora em microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisa principalmente doenças autoimunes, como o HIV, imunodeficiências primárias e terapias com células tronco. Taissa havia sido originalmente escolhida para participar de um encontro cancelado devido à pandemia, portanto, foi realocada para este ano.