Nelson Maculan

O professor emérito da UFRJ, Nelson Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, participa na quinta-feira, dia 9 de março, do primeiro webinar da série “Liberdade Acadêmica”, promovido pelo Observatório Latino-Americano para a Iniciativa da Liberdade Acadêmica.

O evento terá como palestrante o linguista Noam Chomsky, e o professor da Coppe será painelista, junto com o professor da Academic Rights Watch (Suécia), Erik Olsson.

O início será às 21 horas (horário de Brasília), com a abertura do senador da República Francisco Chahuán, Presidente da Comisión Futuro del Senado, do Chile.

Para acompanhar é preciso fazer inscrição pelo endereço https://lnkd.in/e8YbBWtx.

Noam Chomsky

Durante o webinar, que será moderado pelo professor Ernesto Santibañez González, da Universidad de Talca, do Chile, Noam Chomsky abordará o tema “Academic freedom as a fundamental right for the fair and Sustainable development of a country” (A liberdade acadêmica como direito fundamental para o desenvolvimento justo e sustentável de um país).

Quando visitou o Brasil pela primeira vez, em dezembro de 1996, Chomysk proferiu uma série de palestras, iniciando pela UFRJ, com organização da Coppe e da Faculdade de Letras. Na ocasião, falou das contradições entre o discurso e a prática da democracia, das falácias do neoliberalismo e da dura realidade dos povos submetidos às doutrinas do poder.