Conforme previsto no calendário eleitoral da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para 2023, foi iniciada na terça-feira, 21 de fevereiro, a etapa de votação para a renovação de um terço da Comissão de Seleção de novos membros titulares da Academia. Qualquer membro titular poderá votar até o dia 12 de abril.
A comissão é formada por 12 membros titulares, com 4 vagas sendo renovadas a cada ano. Ela é responsável por dar o pontapé inicial do processo, e, ao final, decidir o universo amostral dentro do qual serão escolhidos os novos membros. O trabalho da comissão é crucial para manter o padrão de excelência dos membros, e o processo completo pode ser lido neste passo-a-passo.
“Muitos Acadêmicos, sobretudo os mais novos, desconhecem a importância da Comissão de Seleção no processo de eleição dos membros da ABC. São esses 12 membros titulares que, anualmente, produzem o formulário para indicação de candidatos e, baseados na avaliação dos titulares em cada área, decidem quantas vagas serão abertas e quais candidatos irão para a cédula no fim do ano.”, reforçou o Gerente Administrativo da ABC, Fernando Veríssimo.
Como é eleito um membro titular da ABC?
A comissão de seleção nacional inicia o processo, projetando o modelo formulário para a indicação, definindo quais informações são relevantes sobre o(a) candidato(a). Aberto o período de indicações, um ou, no máximo, dois(uas) Membros Titulares subscrevem a indicação de um candidato. Este(a) candidato(a) precisa ser um(a) cientista radicado(a) no Brasil há mais de 10 (dez) anos, brasileiro(a) ou não, com destacada atuação científica e notória liderança nacional na sua área. Cada Membro Titular pode indicar até dois candidatos(as), de qualquer área da ciência, radicado em qualquer região geográfica do Brasil.
Ao fim do período de indicações, todos(as) os(as) candidatos(as) são separados(as) por área de Ciência (as áreas são definidas no Art. 2º do Estatuto), e os seus formulários são enviados para os(as) Membros Titulares da sua área. Os(as) Membros Titulares são convocados(as) a dar notas, avaliando os(as) candidatos(as) da sua área, onde 1 é não recomendável e 5 significa muito recomendável para ingressar na Academia.
Ao fim do período de avaliações, são confeccionadas uma tabela para cada área da ciência contemplada pela ABC, com a quantidade de notas (entre 1 e 5) cada candidato(a) daquela área da ciência recebeu.
A comissão de seleção é convocada para aprovar o número de vagas que serão abertas para Membros Titulares a preencher naquele ano, examinar o currículo dos(as) candidatos(as) e a tabela de avaliação de cada área e preparar a cédula de votação.