Leia a mensagem da Acadêmica Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicada no site do governo federal no dia 16/02, quando foi divulgado o aumento no valor das bolsas:

É uma enorme satisfação participar do anúncio do reajuste dos valores das bolsas de formação e pesquisa e da expansão de sua oferta.

Agradeço o envolvimento e a dedicação dos servidores da Capes e do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] que, de forma conjunta, trabalharam no planejamento e na consolidação da proposta apresentada hoje aqui. Agradeço, sobretudo, o compromisso da Presidência da República e do MEC [Ministério da Educação]com a retomada dos investimentos, em favor do aprimoramento da educação em nosso País, nos diferentes níveis.

A defesa da educação de qualidade e acessível a todos ganha hoje particular relevância, diante da urgência dos grandes desafios nacionais e globais.

Ações eficazes para eliminar desigualdades sociais, melhorar a qualidade de vida da população brasileira, reverter as profundas mudanças ambientais, promover um desenvolvimento justo e sustentável e defender a democracia requerem conhecimentos, habilidades e mudança de comportamento, recursos que só a educação pode proporcionar.

Os programas do MEC e da Capes que hoje são fortalecidos representam eixos fundamentais para a promoção de uma educação relevante, inclusiva e inovadora que fomente o pensamento crítico e a solução de problemas. Nossos jovens pesquisadores formados no âmbito de programas de pós-graduação são poderosos agentes na construção de um País que seja para todos e todas, e contribuem significativamente com a geração de conhecimento a serviço da sociedade.

O Sistema Nacional de Pós-graduação, nosso SNPG, foi construído ao longo de décadas, constituindo uma política de Estado. É inegável o seu papel na consolidação da ciência brasileira e na interiorização das atividades de formação. Hoje, temos o forte compromisso de que o SNPG será protegido e resguardado depois de ter sido, em anos recentes, debilitado e agredido pelo negacionismo científico, por instabilidades e incapacidades de gestão e redução de recursos. Ainda temos muito a avançar e vamos trabalhar fortemente por novos avanços.

É uma enorme honra poder também anunciar o incremento de bolsas para ações da Capes que contribuem com a melhoria da formação de professores da Educação Básica, tanto nas etapas iniciais como na formação continuada. Somos um país diverso, com enorme riqueza cultural e social. Todos os nossos esforços de formação devem refletir essa diversidade, pois nela residem nossa força e nossa resiliência. Apoiar os atuais e futuros professores da Educação Básica é transformar vidas e capacitar indivíduos e comunidades a tomar decisões, para que possam encaminhar as mudanças necessárias na construção de justiça social e equidade.

Como egressa de instituições públicas de ensino superior, ex-bolsista do CNPq e da Capes e docente universitária há 30 anos, sei que a retomada que anunciamos aqui vai muito além dos números e recursos. É a reafirmação de princípios e valores fundamentais que promovem a esperança e os talentos de gerações de brasileiros.

Obrigada a todos!

Leia a mensagem original no site do governo federal