O Fórum Mundial de Ciência (WSF) é um dos principais eventos da política científica global. A cada edição, cientistas, tomadores de decisão e formuladores de políticas públicas conduzem um diálogo sobre questões cruciais para a sociedade. Até 2011, o WSF aconteceu a cada dois anos na Hungria. Ao organizar o WSF no Brasil em 2013, a ABC inaugurou uma nova dinâmica, com edições intercaladas entre Budapeste e outras cidades do planeta.

Em 2022, a décima edição do evento aconteceu de 6 a 9 de dezembro, na Cidade do Cabo (África do Sul), tendo como tema “Ciência pela Justiça Social”. Helena B. Nader, presidente da ABC, fez parte do comitê de direção do WSF e se envolveu ativamente em diversos relacionados à organização do evento, além de ter participado de trabalho em junho, setembro e outubro. Outros brasileiros, Acadêmicos inclusive, também acompanharam as discussões.

Como nas edições anteriores, uma declaração conjunta dos participantes foi elaborada e publicada ao final do WSF. No documento de 2022, entre os compromissos reafirmados sob o tópico “Ciência pela Justiça Social” destacam-se o respeito aos direitos humanos e ao vínculo universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade; o trabalho conjunto para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a formação de políticas públicas e tomadas de decisão guiadas por dados científicos robustos; e a priorização de esforços para que os resultados da pesquisa, por meio da inovação tecnológica e social, sejam aplicados em benefício de toda a sociedade e em prol da justiça social.

Acesse a declaração do Fórum Mundial de Ciência 2022.