BRASIL INICIA SUA MAIOR EXPEDIÇÃO AO INTERIOR DO CONTINENTE ANTÁRTICO LIDERADA POR MEMBRO DA ABC

Doze pesquisadores brasileiros passarão 40 dias acampados sobre a neve e gelo investigando as consequências das mudanças do clima para a Antártica e América do Sul.

No dia 9 de dezembro tem início a expedição “Criosfera 2022”, que instalará laboratório cientifico do Brasil aproximadamente 2 mil quilômetros ao sul da estação brasileira na Antártica (estação Comandante Ferraz). Este laboratório, chamado “Criosfera 2”, construído com tecnologia brasileira, coletará dados do clima e da concentração de dióxido de carbono (o CO2, principal gás de efeito estufa) ao longo de todo ano.

Ao mesmo tempo, parte dos cientistas da expedição estarão fazendo perfuração do gelo para reconstruir a história de uma das geleiras antárticas, o que pode contribuir de maneira abrupta para o aumento do nível do mar global. Trata-se da Geleira da Ilha Pine, que tem mostrado rápidas mudanças nas últimas duas décadas.

Um terceiro grupo ainda irá fazer a manutenção daquele que é o laboratório latino-americano mais ao sul do Planeta, o Criosfera 1.

Serão usados tratores polares e aviões com esquis, nesta missão liderada por Jefferson Cardia Simões, cientista polar, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisador do CNPq, para locomoção em uma área equivalente a região sul do Brasil.

Esta missão de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Para (UFPA) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faz parte do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) coordenado pela Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) e conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) através Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).


Contatos com a expedição:
Acampamento na geleira da Ilha Pine: Prof. Jefferson Cardia Simões (UFRGS), telefone satelital: +8816 3273- 8920, jefferson.simoes@ufrgs.br
Criosfera 1: Prof. Heitor Evangelista (UERJ), telefone satelital: +8816 3273-8733
Criosfera 2: Prof. Francisco Eliseu Aquino (UFRGS), telefone satelital: +8816 3273-7704, francisco.aquino@ufrgs.br