No dia 1º de dezembro, 5ª feira, a Academia Brasileira de Ciências promove o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC – Regional Norte, das 10h às 18h30 (horário de Brasília)/9h às 17h30 (horário de Manaus), no Bosque da Ciência – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus (AM).

Na ocasião, os membros afiliados eleitos pela Vice-Presidência Regional Norte, liderada pelo Acadêmico Adalberto Val, apresentarão suas linhas de pesquisa e serão diplomados. São eles:

 

  • Daniel Magnabosco Marra (Ciências da Terra, Inpa / AM)
    Engenheiro florestal com doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Leipzig, Alemanha. Pesquisador e orientador do Max-Planck-Institute for Biogeochemistry, na Alemanha, e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Sua pesquisa integra dados de inventário florestal, variáveis climáticas e sensoriamento remoto para entender como as florestas respondem a distúrbios diversos e à mudança do clima. Em 2022 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP).

  • Giovana Anceski Bataglion (Ciências Químicas, UFAM)
    Doutora em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua na aplicação de técnicas cromatográficas e espectrometria de massas em estudos ambientais e de geoquímica orgânica. Também se dedica ao desenvolvimento e validação de métodos analíticos na área ambiental, biológica e em ciência de alimentos. Coordena três projetos de pesquisa com financiamento, relacionados à caracterização da matéria orgânica dissolvida e sedimentar de igarapés e rios da Amazônia.
  • Horácio Antonio Braga Fernandes de Oliveira (Ciências da Engenharia, UFAM)
    Professor associado de ciência da computação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui doutorado na área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado sanduíche na Universidade de Ottawa, Canadá, e pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Irvine, Estados Unidos. Os seus interesses de pesquisa incluem algoritmos de localização e sincronização, algoritmos distribuídos, internet das coisas e redes sem fio ad hoc, veiculares e de sensores. Foi premiado pela melhor tese de doutorado em ciência da computação (Capes/2009).
  • Jeremias da Silva Leão (Ciências Matemáticas, UFAM)
    Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Departamento de Estatística, e pesquisador do Grupo de Bioestatística. Doutor em estatistica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador dos grupos de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade da UFSCar e Modelagem Estatística e Probabilidade da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisas na área de análise de sobrevivência (confiabilidade), sobre modelos de fragilidade e longa duração e estuda modelos de análise de regressão/econométricos e séries temporais.
  • Jorge Rodrigues de Sousa (Ciências da Saúde, UEPA)
    Professor do do Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador colaborador do Instituto Evandro Chagas (IEC), na Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (Saarb). Integra o grupo de pesquisa de Investigação Multidisciplinar em Patologia Tropical, no Laboratório de Imunopatologia Experimental (Saarb/IEC), atuando em linhas de pesquisas com ênfase em patologia clínica, resposta imunológica das doenças tropicais e arboviroses, morfofisiopatologia dos processos inflamatórios, genética molecular e epidemiologia dos agentes infecciosos e parasitários.


Confira a programação completa do evento: horário de Brasília / horário de Manaus.


 

SERVIÇO
• Data: 1º de dezembro, 5ª feira
• Horário: 10h às 18h30 (horário de Brasília)/9h às 17h30 (horário de Manaus)
• Formato: híbrido
• Inscrições: necessárias apenas para participação presencial e on-line pelo Zoom (com certificado). Será transmitido também pelo canal da ABC no YouTube (sem certificado). 
• Local:Bosque da Ciência – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus (AM)
• Informações: Marcos Cortesão | E-mail: mcbs@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8100 r. 8127