Em janeiro, o Conselho Científico Internacional (ISC) anunciou a instalação de uma representação regional para América Latina e Caribe (RFP-LAC), sediada pela Academia Colombiana de Ciências Exatas, Físicas e Naturais, até 2024, com possibilidade de extensão.

Com a representação, o ISC busca aprofundar o envolvimento de seus membros na região no desenvolvimento e planejamento de ações da organização, bem como uma maior participação em suas atividades e programas, aumentando o alcance e o impacto das iniciativas junto à ciência global e à sociedade. A RFP-LAC funciona sob a aconselhamento de um Comitê Assessor, formado em processo de seleção conduzido no primeiro semestre de 2022.

A Acadêmica Elisa Reis

Indicada pela ABC, a Acadêmica Elisa Reis, ex-vice-presidente do ISC, foi escolhida para o grupo, que tem o objetivo de orientar as atividades desenvolvidas pela representação regional. As primeiras reuniões do Comitê Assessor da RFP-LAC foram realizadas virtualmente nos dias 21 de julho e 22 de novembro. Em ambas as ocasiões, enfatizou-se a importância de uma estreita colaboração entre a sede do ISC e a representação regional. Elisa Reis tem atuado no comitê em defesa, também, de uma maior e melhor articulação entre as diferentes organizações na região (Ianas, ISC, TWAS), evitando uma duplicação de esforços.