Reportagem do G1 sobre o recente documento sobre mercúrio da ABC ouviu os Acadêmicos Jailson Bittencourt de Andrade e Luiz Drude de Lacerda:

Um estudo realizado por pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências (ABC) apresenta propostas para reduzir a contaminação por mercúrio (Hg) que se tornou um desafio nacional. O estudo faz um diagnóstico das emissões do metal no país e lista oito recomendações para lidar com essa problemática.

O principal objetivo do estudo publicado em outubro deste ano foi investigar os impactos da liberação do mercúrio no ambiente, as consequências da presença do elemento no ar e na alimentação. O estudo mostra a necessidade de um debate sobre a gestão do metal no país.

Os pesquisadores associam o mercúrio ao garimpo ilegal e a seu uso na extração do ouro. A técnica usada na extração ilegal faz com que o ouro e o mercúrio se fundam em um amálgama (liga metálica), para que o metal precioso possa ser extraído “limpo”. Depois, o amálgama é aquecido, fazendo o mercúrio evaporar e passar a circular na atmosfera causando poluição ambiental.

(…)

Leia matéria completa no G1.